Disúria

A disúria é uma queixa comum, sendo um desconforto em região da uretra ao urinar ou logo após urinar. Na prática é a micção acompanhada de dor, queimação ou ardência, relacionada a várias condições. A abordagem para diagnosticar a causa e promover o tratamento da disúria depende de outras características da história do paciente, assim como certos resultados de exames, que podem sugerir uma etiologia em detrimento de outro. As principais causas de disúria são aquelas relacionadas a infecção urogenital tal como cistite, uretrte, prostatite e epididimite. Abaixo mencionaremos cada uma.

A cistite aguda é um tipo de infecção urinária baixa, sendo a principal causa de disúria na mulher. Cada ano, cerca de 10% das mulheres relatam um episódio de cistite e mais de

50% de todas as mulheres têm pelo menos uma infecção durante a sua vida. Na maioria dos casos de cistite aguda em mulheres adultas o simples exame clínico pode autorizar o início do tratamento sem a necessidade de coleta de exames complementares. A cistite isolada é incomum nos homens e sua incidência é menor em comparação com as mulheres. Essa menor incidência está atribuída a colonização menos frequente em torno da uretra devido ao ambiente periuretral, ao comprimento da uretra e substâncias antibacterianas presentes no fluido prostático. A maioria dos homens com cistite aguda têm uma anormalidade anatômica ou funcional, devendo ser investigada. Lei mais sobre cistite em

A uretrite é um processo inflamatório/infeccioso da uretra, observado mais comumente em homens sexualmente ativos. Sendo a disúria o sintoma mais encontrado na maioria dos homens com esse diagnóstico. Leia mais em

A prostatite é uma inflamação/infecção aguda ou crônica da próstata, que pode ocorrer principalmente em homens jovens e de meia-idade. O diagnóstico da Prostatite aguda normalmente é clínico, e são semelhantes à infecção do trato urinário superior além da disúria incluem febre, calafrios, mal-estar, mialgia e urina turva. O exame físico apresenta toque retal doloroso ao encostar na próstata. As causas de prostatite são pacientes em uso de sonda para urinar, cirurgia ou biópsia prostática, aumento da próstata, relação sexual anal sem preservativo ou até mesmo espontaneamente.

A epididimite é uma inflamação/infecção do epidídimo e uma das principais causas de escroto agudo, podendo estar associada a processo inflamatório/infeccioso dos testículos, sendo chamada de orquiepididimite. Em alguns casos é necessário tratamento em regime hospitalar com antibiótico na veia ou até mesmo drenagem em centro cirúrgico de abscesso (pus).

O tratamento inicial para a disúria é habitualmente empírico, e a escolha da terapia depende do diagnóstico de suspeita com base em sinais que apresentam, sintomas e fatores de risco, devendo ser acompanhada por um médico.