Infecção Urinária de Repetição

A infecção urinária é definida como sendo a colonização bacteriana da urina, levando a infecção do aparelho urinário. Esta pode ocorrer em ambos os sexos e em todas as idades. É relevante a definição de alguns conceitos, como o que é cistite e o que é infecção urinária de repetição.

A cistite nada mais é do que a infecção urinária na bexiga. Já a infecção urinária de repetição é definida quando se tem dois episódios de infecção urinária ou mais em um semestre ou três ou mais episódios em um ano.

Infecção urinária de repetição leva a um comprometimento importante da qualidade de vida, principalmente na mulher, pois está mais propensa a ter esse tipo de infecção, devido à proximidade da uretra com o ânus e desta ser mais curta, de 3 a 4 cm. Facilitando a bactéria que mais causa infecção urinária, a Escherichia Coli, onde normalmente vive no nosso intestino, a chegar à bexiga.

Os sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, dor na região do pé da barriga (hipogástrio) ou lombar baixa, urina turva e com odor forte, podendo evoluir com sintomas que estão relacionados à maior gravidade como febre e piora do estado geral, até sepse.

O diagnóstico deve ser feito através da observação dos sintomas e exame físico, mais o exame de urina com cultura, aliado a algum exame de imagem se possível.

Recomenda-se o tratamento da infecção seguido de um esquema de profilaxia com antibióticos em baixa dose continua ou pós-coito. Deve-se salientar algumas sugestões: beber 10 copos de água por dia, não demorar em urinar, atenção à higiene íntima, evitar o uso constante de absorventes do tipo protetor diário, dar preferência para roupas de algodão, saia e vestido, evitar a intestino preso (constipação intestinal).

Existem ainda outras sugestões na tentativa de evitar episódios recorrentes, como o uso de imunoestimulantes orais, cuja evidências sugerem ser uma estratégia promissora na profilaxia de infecções do trato urinário. Outra opção é o suco de cranberry, porém não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro de produtos à base dessa fruta, devendo ser uma decisão em conjunto com seu médico. Para as mulheres na menopausa a administração intravaginal de estriol (hormônio) pode prevenir a recorrência de infecção do trato urinário.

Portanto um acompanhamento bem feito com o seu médico, sem a automedicação, associada a medidas comportamentais e quando preciso o uso de antibióticos, é a melhor estratégia para o combate à recorrência dessa infecção.

#InfecçãoUrinária #Prevenção #novembroazul