Passado o carnaval

Após o carnaval observa-se no consultório uma procura maior de pacientes apresentando queixa de corrimento uretral purulento ou claro, prurido (coceira) em uretra e desconforto ao urinar. Esses sintomas podem estar relacionados com uma doença chamada uretrite, que é um processo inflamatório e infeccioso da mucosa uretral. Tendo como etiologia mais frequentes os gonococos, clamídias, tricomonas, micoplasma, ureaplasma.

As uretrites didaticamente são divididas em Gonocócica e não Gonocócica. A Gonocócica é uma doença essencialmente transmitida pelo contato sexual, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae (diplococo Gram negativo intracelular), com período de incubação de 03 a 14 dias.

A uretrite não gonocócica é uma doença frequentemente transmitida pelo contato sexual, tendo como agente etiológico mais comum a Clamydia trachomatis. Cerca de 1% dos pacientes infectados desenvolve a síndrome de Reiter (artrite, uretrite, conjuntivite) de três a seis semanas após a contaminação.

O diagnóstico é baseado na entrevista (anamnese) e no exame físico. Segundo o manual de controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, pode-se tratar imediatamente caso não tenha disponível um exame de bacterioscopia para determinação do gonococo, já que para determinação da clamídia necessitaria de exame laboratorial com técnicas raramente disponíveis. Assim recomenda-se o tratamento conjunto da Clamídia e da Gonorreia. Devendo a parceira também ser tratada, já que de 20 a 50% podem ser assintomáticas e podem desenvolver infertilidade e DIP (Doença Inflamatória Pélvica).

Recomenda-se uma avaliação pelo Urologista.