Saúde do Homem


Urologista em Vitória

A expectativa de vida vem aumentado com o passar dos tempos no Brasil, onde subiu para 75,2 anos em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), caindo a diferença entre homens e mulheres para 7,2 anos de 2013 para 2014. O preconceito, a falta de incentivo e a menor cobrança da sociedade em relação a estética masculina, contribuem para essa diferença.

A concepção da palavra preconceito é a formação de uma opinião antes mesmo de se ter o conceito sobre o que esta se discutindo. Existe uma postura machista em relação a certos exames, principalmente ao da próstata, que vale ressalta ser um glândula que desenvolve o tumor maligno que mais acomete esse sexo, excluindo os tumores não melanocíticos. Entretanto a ideia que seja um exame o qual tirará a sua masculinidade faz com que ele deixa de ser feito e corra um maior risco em desenvolver uma doença que poderá levá-lo ao sofrimento e a morte.

Outro aspecto que influencia um melhor acompanhamento da saúde do homem é que para garantir o sustento de sua família este acaba abrindo mão do olhar para sua saúde e foca-se em seu trabalho. Deixando de realizar avaliações e orientações preventivas, forçando-o procurar atendimento quando o problema, muitas vezes, não tem solução. Aliado a isso, observa-se que os postos de saúde em sua grande maioria fecham-se às 17h, horário o qual o trabalhador ainda esta no seu trabalho.

Nota-se também que existe uma menor exigência da sociedade ao homem em relação a sua estética física de maneira geral. A aceitação de se ter um peso acima do ideal e a obesidade central, diminuem a preocupação para a busca de uma prática de exercícios e uma alimentação balanceada. Gerando um maior aumento de doenças cardiovasculares principalmente.

Portanto, o ideal seria criação de políticas públicas voltadas para essa população, associado a uma educação, principalmente familiar e escolar, de forma a mudar essa cultura do homem de preconceito. Devendo também ser criadas campanhas com estimulo a atividade física e a ingesta de alimentos saudáveis, diminuição do alcoolismo e tabagismo, a exemplo de campanhas como o Novembro Azul. Assim contribuirá para que os homens do nosso país tenham maior expectativa e qualidade de vida.

Urologista em Vitória

#expectativadevida #novembroazul #saúdedohomem

0 visualização
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper

Clínica Centrocor: Rua Alfeu Alves Pereira, 60, Enseada do Suá, Vitória/ES. Tel (27) 3145-1750. CEP 29050-285.

 

San Martin: Av. Central, 1265, Laranjeiras, Serra.

Tel (27) 3328-5251

 

 

 

 

 

 

© 2016 DR. MARCO COMPER, All Rights Reserved.