• Dr. Marco Antônio Comper de Souza - Titular da

Prevenção da Formação de Cálculo Urinário


Urologista em Vitória

Os cálculos são a terceira mais comum alteração do trato urinário, ficando atrás apenas das infecções urinárias e patologias da próstata. Sendo conhecida desde a antiguidade, existindo relatos da época de 5.000 a. C. A taxa de ocorrência em homens é 3 vezes maior que em mulheres.

Nos tempos atuais o número de pacientes com tal diagnóstico aumentou devido ao estilo de vida, tipo de dieta e principalmente com o desenvolvimento de uma propedêutica adequada, como por exemplo, o ultrassom e a tomografia computadorizada.

Os cálculos podem ser classificados por várias características, como pelo tamanho, localização, obstrução da via urinária, tipo de mineral composto, parâmetros radiológicos, entre outras. Existem vários fatores que influenciam na formação dos cálculos de vias urinárias, como história familiar, idade, alto níveis de ácido úrico, diabetes, obesidade e hábitos alimentares inadequados.

Um dos principais fatores nutricionais relacionado e a alta ingesta de sal na comida. Aqui vale lembra que algumas pessoas possuem a falsa impressão de não comerem muito sal. Entretanto, comem sem perceber, como nos embutidos (linguiças, salsichas, presuntos); enlatados (molho de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes); carnes salgadas (charque, camarão seco, defumados); congelados (lasanha, pizza, pão de queijo); salgadinhos para aperitivos (batata frita, amendoim salgado, castanhas, chips); bolachas salgadas, recheadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão normal ou light; assim como macarrão e sopa instantâneos, azeitona, caldo de galinha, refrigerantes, molho à base de soja (shoyu).

O outro fator é a baixa ingesta de água, sendo o ideal beber de 2 à 3 litros de água por dia, tendo como parâmetro a urina, caso clara sugere boa hidratação. Ainda podem ingerir outros líquidos como limonada (não exagerar no açúcar), chás de ervas (camomila, erva-doce, cidreira e hortelão).

Por conseguinte para a dimuição da formação do cálculo urinário deve-se optar por uma dieta com baixa ingesta de alimentos ricos em sal e aumento da hidratação por via oral.

Urologista em Vitória

#CálculoUrinário #Prevenção

  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper

Clínica Centrocor: Rua Alfeu Alves Pereira, 60, Enseada do Suá, Vitória/ES. Tel (27) 3145-1750. CEP 29050-285.

 

San Martin: Av. Central, 1265, Laranjeiras, Serra.

Tel (27) 3328-5251

 

 

 

 

 

 

© 2016 DR. MARCO COMPER, All Rights Reserved.