• Dr. Marco Antônio Comper de Souza - Titular da

Procura-se um Rim


Urologista em Vitória

O Transplante Renal é realizado pelo urologista, sendo uma das mais bonitas cirurgias da urologia, pois é carregada de esperança e libertação de uma máquina, que “amarra” o paciente a ela três vezes por semana, durante quatro horas de sessão de hemodiálise.

Ainda existem muitos pacientes que estão aguardando em filas pelo Brasil uma cirurgia de transplante renal, pois a demanda de paciente com insuficiência renal é maior que a oferta do órgão. Entretanto existe uma tendência de aumento do transplante intervivos, ou seja aquelas cirurgias em que o paciente recebe o rim de doador vivo.

Quem pode doar o Rim?

A doação renal pode ser de duas formas:

  • Doadores vivos - segundo a lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial. Tendo como idade limite a idade de 70 anos. - Lei nº 9.434, de 04 de fevereiro de 1997, Artigo 9º; - Lei nº 10.211, de 23 de março de 2001; - Decreto nº 2.268, de 30 de junho de 1997, Artigo 15.

  • Doadores falecidos - após a autorização dos familiares e confirmação da morte encefálica, que segue padrões rigorosos definidos pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Quem são os receptores?

Pacientes com insuficiência renal crônica, em estagio avançado, sendo o transplante renal a mais completa alternativa de substituição da função renal, tendo como a principal vantagem a melhora na qualidade de vida.

São realizados exames para avaliação da compatibilidade do receptor com o doador, sendo fundamental o teste de histocompatibilidade do sistema sanguíneo ABO e do antígeno humano leucocitário (HLA), para diminuir o risco de rejeição.

Os pacientes que recebem rim de doador falecido precisam estar inscrito na lista única de receptores de rim, da Central de Transplantes do seu Estado. Tendo como critério de seleção a compatibilidade com o doador e tempo de espera em lista.

Ao ver um paciente renal crônico urinando, normalizando a sua função renal, nos traz uma sensação de dever cumprido. Já que essas cirurgias nem sempre são realizadas em dia e horário convencional, entrando pela madrugada de um feriado por exemplo. Portanto a doação de um órgão é um gesto de amor ao próximo, podendo trazer o bem estar e o restabelecimento da saúde a quem tanto sofre.

Urologista em Vitória


11 views
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper

Clínica Centrocor: Rua Alfeu Alves Pereira, 60, Enseada do Suá, Vitória/ES. Tel (27) 3145-1750. CEP 29050-285.

 

San Martin: Av. Central, 1265, Laranjeiras, Serra.

Tel (27) 3328-5251

 

 

 

 

 

 

© 2016 DR. MARCO COMPER, All Rights Reserved.