Prevenção do Câncer de Próstata


Urologista em Vitória

O Câncer de Próstata é o câncer mais comum entre os homens, não levando em consideração o câncer de pele não-melanoma. Essa doença tem apresentado elevação em sua incidência a cada ano. Isso ocorre principalmente pelo fato do aumento do acesso ao sistema de saúde e a informação, assim como o aumento na expectativa de vida do homem.

A orientação não é esperar ter sintomas, para realização do rastreio, já que pacientes que apresentam sintomas do Câncer de Próstata, normalmente, estão com diagnóstico avançado.

Por isso é importante o exame de rotina da próstata, para caso haja a doença, se descubra logo no início e com isso realize um tratamento com maiores chances de cura.

O que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda é a realização do rastreio do Câncer de Próstata a partir dos 50 anos de idade, ou caso haja parente próximo na família com esse diagnóstico (pai, irmão, tio), inicia-se com 40/45 anos.

Quanto a prevenção, os artigos científicos vem mostrando que pessoas que possuem um estilo de vida mais saudável tem menor risco de ter o câncer de próstata.

A edição de março/2016 do Journal of the National Cancer Institute, dos Estados Unidos (abstract do artigo), traz um artigo que reafirma o que tem sido ressaltado pelos maiores especialistas sobre câncer de próstata, o estilo de vida é importante para prevenção do câncer de próstata. A adesão a um estilo de vida saudável, definida por não fumar, peso corporal normal, alta atividade física e uma dieta saudável, pode reduzir o risco de câncer de próstata letal.

Sendo uma dieta saudável, aquela pobre em gordura saturada, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras, já que vem sendo relacionada como fator de proteção para o câncer de próstata. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção, como a Vitamina E, Vitamina D, Selenium e Lycopene (esse último presente nos tomates). Porém em estudos mais específicos não foi demostrado esse benefício com essas substâncias.

Em vista disso a recomendação é ter um estilo de vida saudável e viver a vida com qualidade.

Urologista em Vitória

#Prevenção #expectativadevida #novembroazul #saúdedohomem #CâncerdePróstata

23 visualizações
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper

Clínica Centrocor: Rua Alfeu Alves Pereira, 60, Enseada do Suá, Vitória/ES. Tel (27) 3145-1750. CEP 29050-285.

 

San Martin: Av. Central, 1265, Laranjeiras, Serra.

Tel (27) 3328-5251

 

 

 

 

 

 

© 2016 DR. MARCO COMPER, All Rights Reserved.