• Dr. Marco Antônio Comper de Souza - Titular da

Dor Testicular


Urologista em Vitória

Provavelmente você já teve ou conhece alguém que teve dor no testículo, já que a ocorrência dessa dor é uma situação muito comum entre os homens, principalmente devido a sensibilidade dos testículos e dos epidídimos, podendo causar grande apreensão e desconforto.

Por ser sensível, pequenos traumas locais podem provocar um incômodo, que na grande maioria das vezes são benignas, tendo uma resolução espontânea e não encontrando alteração mesmo após realização de exames.

Entretanto o que devemos diferenciar são aqueles casos de dor testicular que são urgência urológica. A seguir descreveremos sobre o chamado escroto agudo, que consiste em queixa de dor local de forte intensidade, podendo estar associado a edema e vermelhidão no escroto com aumento do volume testicular, representando uma urgência urológica, necessitando em alguns casos de intervenção cirúrgica imediata.

Para maior compreensão deste assunto a princípio é necessário mencionar as estruturas contidas no escroto:

- Testículos, responsáveis pela produção de espermatozoides e andrógenos, principalmente a testosterona;

- Epidídimo, estrutura tubular e enrolada localizada posterior ao testículo, com função de auxiliar no transporte e armazenamento dos espermatozóides bem como promover a maturação desses;

- Cordão espermático, onde se encontram os vasos sanguíneos e ducto deferente (canal por onde passa o esperma).

A avaliação inicial do paciente com escroto agudo consiste em uma história clínica completa e exame físico, podendo ser complementada com a realização de Ultrassonografia com Doppler.

As principais causas de escroto agudo são as torções de testículos, orquites e as epididimites (inflamação/infecção do testículo e epidídimo). Outras causas que podem ocorrer são as Gangrenas de Fournier, traumas, câncer de testículo, hérnia inguinal entre outras. Abaixo mencionamos sobre a torção de testículo e a epididimite.

Torção de Testículo

É mais comum em recém nascidos e meninos pós-puberdade, embora possa ocorrer em qualquer idade, sendo de início súbito, espontaneamente ou após trauma. Devendo ser tratada como uma urgência urológica, pois ao torcer provoca uma diminuição ou ausência de fluxo sanguíneo (isquemia) e consequentemente evoluindo após 12h a lesão irreversível do testículo (necrose). O tratamento consiste em “destorcer” cirurgicamente o testículo, e avaliar a sua viabilidade, podendo ser realizada a retirada ou a fixação do testículo. Recomenda-se ainda a fixação cirúrgica do testículo contralateral (ou seja o outro testículo) para que não torça no futuro.

Epididimite

Das causas de escroto agudo essa é mais comum, podendo variar de casos mais simples para casos com necessidade de tratamento em regime hospitalar. Sua característica varia conforme a gravidade, tendo com principais sintomas a dor, edema (inchaço) e vermelhidão, podendo estar acompanhada de febre e calafrios. O tratamento varia de acordo com a gravidade, devendo os caso mais graves ser avaliado pelo urologista para determinar a necessidade de exploração cirúrgica.

Deve-se ressaltar que nem todo caso de dor no escroto é considerado como escroto agudo, já que o testículo é um órgão sensível, podendo ser fonte de dor, portanto não devendo ser encarada como urgência urológica, porém caso haja dúvidas procure um urologista.

Urologista em Vitória

leia mais sobre outros assuntos em urologia:

http://www.drmarcocomper.com/blogdeurologia

Referências:

- Molokwu CN, Somani BK, Goodman CM. Outcomes of scrotal exploration for acute scrotal pain suspicious of testicular torsion: a consecutive case series of 173 patients. BJU Int 2011; 107:990.

- Wampler SM, Llanes M. Common scrotal and testicular problems. Prim Care 2010; 37:613.

- Dunne PJ, O'Loughlin BS. Testicular torsion: time is the enemy. Aust N Z J Surg 2000; 70:441.

- Trojian TH, Lishnak TS, Heiman D. Epididymitis and orchitis: an overview. Am Fam Physician 2009; 79:583.


160 views
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper
  • Dr Marco Comper

Clínica Centrocor: Rua Alfeu Alves Pereira, 60, Enseada do Suá, Vitória/ES. Tel (27) 3145-1750. CEP 29050-285.

 

San Martin: Av. Central, 1265, Laranjeiras, Serra.

Tel (27) 3328-5251

 

 

 

 

 

 

© 2016 DR. MARCO COMPER, All Rights Reserved.