Cirurgia Laparoscópica e Aberta

Imagem-cirurgia-laparoscopica

A cirurgia laparoscópica ou “minimamente invasiva” é uma técnica especializada para a realização de procedimentos operatórios.

Anteriormente, essa técnica era usada para cirurgias ginecológicas e para retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Durante os últimos anos, o uso dessa técnica se expandiu, e inclui a cirurgia intestinal. Na cirurgia tradicional “aberta”, o cirurgião usa uma única incisão para entrar no abdômen. Na cirurgia laparoscópica, ele utiliza várias incisões de 0,5cm a 1,0cm para realizar o procedimento.

Cada incisão é chamada de “portal”. Em cada portal, um instrumento tubular conhecido como trocarte é inserido. Durante o procedimento, instrumentos especializados são passados ​​através dos trocartes, e uma câmera especial chamada laparoscópio é utilizada para que o cirurgião “enxergue” o interior da cavidade abdominal.

Devido ao aparecimento das técnicas de litotripsia extracorpórea e a endourologia, ocorreu uma diminuição expressiva em sua utilização, limitando-se de 1 a 2% dos casos, como nos casos de falhas endourológicas, anormalidades anatômicas, cirurgias concomitantes, cálculos ou via excretora muito complexa e litíase vesical. Já a Laparoscopia também pode ser indicada em casos que apresente concomitante uma estenose de JUP (Junção Ureteropiélica).

× Como posso te ajudar?