Você sabe o que é DAEM?

Urologista em Vitória

DAEM, significa Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, sendo uma terminologia empregada para substituir a andropausa, já que o homem normalmente não possui parada da produção do hormônio masculino e sim uma possível diminuição.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Segundo dados do IBGE, em 2020, os idosos no Brasil chegarão a 25 milhões, representando 11,4% da população. Junto a essa informação, sabe-se que com o envelhecimento 20 a 30% dos homens apresentam queda dos níveis de testosterona com repercussão clínica, caracterizando o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino. Por tanto um grande número de pessoas poderão ter impacto na qualidade de vida.

A queda dos valores no sangue da Testosterona ocorre normalmente a partir dos 40 anos, onde 8% dos homens entre 40 e 49 anos têm níveis de testosterona abaixo do normal; aumentando para 12% entre 50 e 59 anos; 19% entre 60 e 69 anos; 26% entre 70 e 79 anos e 49% dos homens acima de 80 anos.

O DAEM tem seu início insidioso e progressivo, com manifestações clínicas inespecíficas, podendo essas manifestações ser atribuídas ao processo natural do envelhecimento ou a diversas outras patologias, como depressão e algumas doenças neurológicas. Os principais sintomas são diminuição da libido, disfunção erétil (impotência sexual), diminuição da densidade mineral óssea, aumento da gordura visceral, diminuição da vitalidade e alterações humorais e cognitivas.

O tratamento é baseado na reposição de testosterona em pacientes que apresentem quadro clínico e laboratorial sugestivos de DAEM e que não tenham contraindicação absoluta (câncer de próstata e de mama).

Urologista em Vitória

#Prevenção #saúdedohomem #novembroazul #expectativadevida #DisfunçãoErétil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?