Disfunção Erétil

A capacidade de ter ereção peniana ou de mantê-la para uma relação sexual satisfatória é um tema de extrema importância, visto que não é uma situação incomum, podendo influência na vida conjugal e na qualidade de vida, ocorrendo nas idades variadas. Nos homens acima de 40 anos de idade 50% apresentam tal disfunção leve a severa.

Classifica-se as causas de disfunção erétil em: psicogênicas e orgânicas. As psicogênicas estão relacionadas por exemplo ao estado emocional, estresse, ansiedade, preocupação com dívida financeira, medo de não satisfazer a parceira.

Já as orgânicas são divididas em 05 subtipos:

arterial, devido a obstrução de vasos sanguíneos que vão para o pênis, servindo de alerta para um desequilíbrio cardiovascular. Ou seja homens com alteração na ereção podem ter doença cardíaca e vascular e não saberem, assim como doenças metabólicas (diabetes, dislipidemia, obesidade, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo);

neurogênica, relacionadas a lesão do cérebro, medula espinhal ou em nervos periféricos;

endócrinas, provocado com a alteração dos hormônios sexuais, como por exemplo no caso do DAEM. Vale salientar que homens com taxa de testosterona normal não precisam repor;

tecidual, devido a alteração do composição do tecido interno do pênis com o envelhecimento;

medicamentoso, sendo efeito de medicações como ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, anti-hipertensivos.

O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico, devendo-se avaliar os fatores de riscos, associado ao exame laboratorial, podendo-se usar o exame de imagem em caso selecionado.

Após o advento da substância inibidora da PDE 5, conhecida popularmente como “azulzinho”, o rumo do tratamento da disfunção erétil mudou, tornando a primeira linha no tratamento. Hoje existem cinco tipos de medicações orais com essa finalidade, Sildenafila, Vardenafila, Tadalafila, Iodenafila e Udenafila. Uma outra opção é o uso de medicação injetável no pênis, porém com alto índice de abandono do tratamento. Ocorrendo falha nesses tipos de terapia existe também a possibilidade da colocação da prótese peniana, como as próteses maleáveis e as infláveis.

Sete dicas para ajudar evitar a disfunção erétil é:

– Converse com sua parceira

– Participe de atividades que promova o bem estar psíquico

– Pratique atividade física

– Mantenha o peso ideal para sua estatura

– Prefira alimentos saudáveis, com menor taxa de sal

– Evite o tabagismo e o abuso de bebida alcóolica

– Faça acompanhamento com seu médico

#saúdedohomem #DisfunçãoErétil #novembroazul